#Lugar08 – PIMENTA BODE

Pimenta Bode

PIMENTA BODE

Espécie: Capsicum Chinense

Ardência: 50.000 Scoville

Origem: Região Centro-Oeste do Brasil 

Uns chamam de PIMENTA BODE, outros de PIMENTA DE CHEIRO, mas essa pimenta que é a irmã mais velha da PIMENTA BIQUINHO  tem aroma extremamente perfumado e pungência (ardência) média.

Assim como Turuçu-RS que é considerada a capital nacional da pimenta dedo-de-moça, bem como o Ceará também que também é o maior produtor brasileiro da Pimenta Tabasco, o estado de Goiás é hoje onde se planta e produz 60% de toda PIMENTA BODE do Brasil.

Não é a toa que esta pimenta é muito utilizada na culinária Goiana. Ela é utilizada como tempero base no preparo de carnes, arroz e principalmente feijão. Também na preparação de galinhada, baião de dois e tutu de feijão.

Não posso deixar de comentar que Minas Gerais também é um grande produtor e consumidor desta cheirosa ardida. Tanto é, que somente em Minas que achei biscoito de polvilho com pimenta bode. ESPETACULO!

Originalmente a PIMENTA BODE tinha duas cores Vermelha e Amarela, porém com a técnica utilizada pela Embrapa temos hoje também essas belezinhas nas cores: Roxa, Preta, Marron, Laranja e Branca

Queridinha dos Mineiros e Goianos tai a PIMENTA BODE que ocupa o oitavo lugar na lista das 12 Pimentas para comer antes de morrer

Marcos Tambelini
COMPARTILHE

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*