#Lugar08 – PIMENTA BODE

Pimenta Bode

PIMENTA BODE

Espécie: Capsicum Chinense

Ardência: 50.000 Scoville

Origem: Região Centro-Oeste do Brasil 

Uns chamam de PIMENTA BODE, outros de PIMENTA DE CHEIRO, mas essa pimenta que é a irmã mais velha da PIMENTA BIQUINHO  tem aroma extremamente perfumado e pungência (ardência) média.

Assim como Turuçu-RS que é considerada a capital nacional da pimenta dedo-de-moça, bem como o Ceará também que também é o maior produtor brasileiro da Pimenta Tabasco, o estado de Goiás é hoje onde se planta e produz 60% de toda PIMENTA BODE do Brasil.

Não é a toa que esta pimenta é muito utilizada na culinária Goiana. Ela é utilizada como tempero base no preparo de carnes, arroz e principalmente feijão. Também na preparação de galinhada, baião de dois e tutu de feijão.

Não posso deixar de comentar que Minas Gerais também é um grande produtor e consumidor desta cheirosa ardida. Tanto é, que somente em Minas que achei biscoito de polvilho com pimenta bode. ESPETACULO!

Originalmente a PIMENTA BODE tinha duas cores Vermelha e Amarela, porém com a técnica utilizada pela Embrapa temos hoje também essas belezinhas nas cores: Roxa, Preta, Marron, Laranja e Branca

Queridinha dos Mineiros e Goianos tai a PIMENTA BODE que ocupa o oitavo lugar na lista das 12 Pimentas para comer antes de morrer

Marcos Tambelini
COMPARTILHE

13 comments

  1. Bom dia, me cadastrei a pouco tempo na confraria da pimenta. Há muito tempo sou apreciador de pimentas ardidas, mas somente agora comecei a estudar e pesquisar sobre elas, tanto que fiz um pedido de 25 tipos de semente na internet e pretendo colecionar em vasos, e seus artigos tem me ajudado bastante, agradeço me deixando informado sempre em meu e-mail,
    Abraços.

    • Olá, pessoal.
      Na minha querida e saudosa Minas Gerais, nós a conhecemos como “pimenta DE bode”.
      Embora o sabor e ardência não sejam lá um dos melhores, o CHEIRO DESTA PIMENTA É MARAVILHOSO E ÚNICO!!!… (Mais ou menos como o pepino, que possui um cheiro extraordinário, embora o sabor não acompanhe (da mesma forma que a pimenta de bode) o “buquê” que exala (m).
      Em todo caso, a pimenta de bode pode e deve ser misturada a outras pimentas, como a malagueta, cumari ou malagueta. Fica ótimo.
      Abços.
      E obrigado pela postagem.

    • Olá, Marco Aurélio.
      Você poderia dar dicas de como plantar pimentas em vasos, a partir das sementes?
      Abração,
      Caio Lima

      • Ola Caio, em breve disponibilizarei o livro COMO PLANTAR SUAS PRÓPRIAS PIMENTAS, pra quem está cadastrado no site. Continue acessando e interagindo com a gente. Abraços

      • Boa tarde Caio. Assim que chegaram minhas sementes, eu comprei substrato (Avicultura vende), completei 25 copinhos plásticos de café até a boca e coloquei 2 sementes de cada pimenta em cada copinho, a semente não deve estar muito profunda, apenas 2/3mm do substrato, umedeça o substrato com água morna, não deixe os copinhos diretamente ao sol, uma temperatura ideal é no minimo 27 graus, portanto dependendo da sua região, se não for muito calor, coloque um outro copinho por cima para fazer uma mini-estufa. Quando as mudas estiverem entre 7 e 10 cm de altura, é a hora do transplante para o vaso, dependendo da pimenta o ideal são os vasos maiores de 14 litros. Outra coisa na hora de transplantar cuidado com as raízes que são muito sensíveis, é importante o auxílio de uma colher com muito cuidado para tirar a terra junto. Espero ter lhe ajudado, grande abraço e vamos fazer deste site nosso ponto de encontro pimenteiro.

    • Muito boa Marco Aurélio

      • Caro Adm2, Morei por 3 anos em Londres e tenho vários amigos por lá, enfim, recentemente verifiquei em um site inglês a venda de sementes da mais nova poderosa do Guinnes Book de Dezembro/13 “Carolina Reaper”, para que eles me enviassem a semente ficaria muito caro. Como tenho amigos solicitei para 2 deles comprar por lá e me enviar…Em breve chegarão aqui pra mim. Se cada semente de Bhut Jolokia aqui o pessoal vende a R$ 15,00, imagine esta nova então…

  2. Esta é a belezinha que fez eu pegar gosto por pimentas. Certa vez dei um vidro dela a um colega, que no outro dia voltou perguntando qual era essa pimenta porque todos na casa dele viciaram. Hoje como as mais fortinhas ou um punhado da bode, muito saborosa, está para as pimentas como o papaya está para os mamões.

    Parabéns pelo blog, acompanho tudo!

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*