Pimenta do reino, branca e rosa – Quais as diferenças?

pimenta do reino

NENHUMA

Você sabia que pimenta-do-reino preta, pimenta-do-reino branca, pimenta verde e pimenta rosa são provenientes das mesmas sementes, que sofrem colheitas ou processos de secagem  diferenciados. 

Colhidas antes de amadurecerem, são vendidas como verdes, menos picantes e mais aromáticas; quando amadurecidas são vermelhas (rosa), aromáticas e mais picantes. 

As pimentas-do-reino (negras) são colhidas verdes, deixadas para fermentar, depois secas ao sol, quando se enrugam e escurecem. 

As brancas são colhidas maduras (bagas vermelhas), mergulhadas em água para perderem a pele e secas ao sol sem fermentar, o que as torna claras, mais ardidas e menos sutis que as negras.

Devem ser consumidas moídas na hora, inteiras ou esmagadas grosseiramente, pois seus aromas se evaporam rapidamente.

As pimentas pretas ou negras são as mais comercializadas e consumidas. Depois de secas são classificadas por tamanho e uniformidade, quanto maior e mais redondo o grão, melhor sua qualidade e conseqüentemente maior seu preço. 

Todas possuem propriedades digestivas e diuréticas, e efeitos bactericidas, por seus óleos essenciais: pinenos, cariofileno, limoneno e felandreno; além da amina piperina. 

Marcos Tambelini

COMPARTILHE

2 comments

  1. Há um grande equívoco neste artigo, a pimenta rosa é proveniente da Aroeira.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*