Plantação de Pimentas é lucro certo em MG

No município de CAPELA NOVA-MG, na região do Campo das Vertentes, os agricultores familiares e trabalhadores rurais estão descobrindo no plantio de pimenta malagueta mais uma alternativa de renda e ocupação. Além disso, toda a produção é vendida para o mercado externo, aumentando a procura por mão de obra e cursos de capacitação.

Tudo começou em 2011 quando dois produtores decidiram diversificar as atividades rurais, após visita ao município vizinho de Piranga, próximo a Viçosa, onde já existia a experiência com o cultivo de pimenta. “A gente plantava milho, mas era muito ruim pra vender, pois a venda era muito barata. Leite também era mesma coisa, chegava a época de seca, a gente tratava das vacas e o lucro ia todo embora. Agora a pimenta me dá um retorno mais rápido”, explica José Geraldo Moreira, o primeiro produtor do município a investir neste cultivo.

Assim com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) os agricultores pioneiros partiram para a iniciativa, que rendeu 3.200 quilos de pimenta em uma área de meio hectare. Hoje cerca de vinte produtores de várias comunidades rurais do município trabalham com a nova atividade.

Segundo o engenheiro agrônomo, Odair Gerônimo, toda a produção é vendida para uma indústria localizada em Belo Horizonte. De acordo com Odair, eles precisam trabalhar em dobro nos meses em que é feita a colheita. Pelas projeções da Emater, a safra 2013/2014 deverá render uma produção de mais de 70 mil quilos de produto, uma vez que foram plantadas neste ano 80 mil mudas da malagueta, em dez hectares.

O produtor Giovani Barbosa, criou boas expectativas para o investimento no fruto. “A gente planta hoje e daqui a três meses começa a produzir e sabendo que o mercado é certeiro”, comenta

Fonte: http://g1.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *