SUCO DETOX NÃO SERVE PARA DESINTOXICAR NEM DEVE SUBSTITUIR COMIDA

Desintoxicar o organismo é só uma das promessas engarrafadas e vendidas na forma de suco. A bebida também ajudaria a perder até 1 kg por dia, aumentar a ingestão de vitaminas e antioxidantes e até dar um descanso para o aparelho digestivo.

Os supostos benefícios fizeram do detox líquido uma unanimidade entre celebridades e blogueiras fitness.

A oferta da bebida também cresceu, inclusive na indústria de sucos prontos. E empresas especializadas passaram a investir em kits um dia em que só é permitido beber os tais sucos, além de chá e água.

É o caso da Greenpeople, no Rio de Janeiro, que faz bebidas prensadas a frio (o líquido é extraído prensando a fruta, em vez de liquidificando), coadas e não pasteurizadas. A empresa, que começou em fevereiro de 2014, vende 4.000 garrafas por dia há seis meses eram cerca de 1.000. Cada garrafinha com 350 ml custa R$ 15.

Em São Paulo a Urban Remedy oferece três níveis de desintoxicação: iniciante, intermediário e

O pacote mais avançado tem 815 calorias, dividas em seis sucos, a maioria feita só com verduras e legumes.

Tem quase um quilo de verdura em cada bebida. Por isso o terceiro nível é indicado para quem já está acostumado e gosta de sabores amargos, diz Roberta Suplicy, uma das sócias.

A economista Fernanda Camargo, 40, diz-se aficionada pela dieta líquida.Os que têm pepino eu tampo o nariz para beber, mas compensa.

 

suco detox, dieta detox

Fernanda Camargo, 40, economista, faz a dieta líquida tomando sucos detox, comprados por encomenda

Em outubro, para entrar num vestido de festa, ela fez seis dias seguidos de dieta líquida. Perdeu seis quilos

Não sinto fome, mas quem gosta de um pãozinho sofre. O primeiro dia que fiz foi horrível, minha cabeça ficou explodindo. No segundo dia já estava mais leve e no terceiro dia flutuei. Dormi muito melhor, minha energia disparou lembra.

A economista Cristiane Tomita, 40, toma suco verde todos os dias há um ano e meio e faz o uma vez por mês. Sinto que desincho nesse dia e durmo muito melhor, porque fico sem tomar café.

Os fabricantes admitem que a dieta líquida pode causar efeitos adversos como náuseas e dor de cabeça.

Se uma pessoa que tem uma alimentação desequilibrada faz um dia de sucos, o corpo pode ter um choque, o organismo não entende, diz Andrea Godoy, sócia da marca Detox Market.

Segundo a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, a explicação para o mal-estar é outra. Em um dia, a pessoa pode ter hipoglicemia, porque o suco tem baixo índice glicêmico, e isso pode causar dor de cabeça e fraqueza.

Para quem pensa em seguir a dieta líquida por vários dias, o nutrólogo Celso Cukier adverte que só tomar sucos poderia levar à desnutrição, porque vão faltar grupos de alimentos essenciais; além de carboidrato, não tem proteína nem gordura.

De acordo com a nutricionista Luciana Setaro, professora da Universidade Anhembi Morumbi, o recomendado é inserir os sucos em uma dieta completa, com refeições sólidas. Uma ideia seria trocar o lanche da manhã por um copo de suco verde.

Faz bem porque aumenta a ingestão de vitaminas e de fibras que ajudam no funcionamento do intestino, diz.

A bebida também tem diferentes antioxidantes que ajudam a combater radicais livres, mas não dá para dizer que ela limpa o organismo.

É um argumento marqueteiro. Nosso corpo tem mecanismos naturais de desintoxicação. O fígado e o sistema renal são responsáveis por isso. E nosso sistema digestivo não precisa de descanso, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Vale prestar atenção ainda ao tipo de bebida. Os prensados a frio conservam mais vitaminas, minerais e antioxidantes, mas há menos fibras. Já os feitos na centrífuga ou no liquidificador têm mais fibras, o que pode ajudar a dar saciedade e melhorar o funcionamento do intestino. Todos devem ser consumidos logo depois de feitos ou abertos.

Fonte: site da Folha de S.Paulo

link: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/03/1601020-suco-detox-nao-serve-para-desintoxicar-nem-deve-substituir-comida.shtml

COMPARTILHE

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*