Pimenta Jamaica NÃO é Pimenta. Você Sabia?

pimenta do reino

Ficou confuso?

Pois você não está sozinho,  afinal esta especiaria causou uma tremenda confusão nos espanhóis que as descobriram nas Américas cerca de 500 anos atrás.

Voltando no século 15, a pimenta era uma especiaria altamente valiosa, e, quando os espanhóis descobriram as Américas, eles estavam tão desesperados para encontrar pimentas pretas que quando os nativos mostraram bagas de Pimenta Jamaica eles pensaram imediatamente que se tratavam de Pimentas. 

O rei Felipe IV da Espanha mandou carregar um navio com a preciosidade encontrada nas Américas, sem saber que não eram Pimentas Pretas (pimenta do reino). Ao chegar o carregamento na Espanha, todos ficaram decepcionados, então colocaram o nome de Pimenta da Jamaica para diferenciar da Pimenta Preta (Pimenta do reino).

Portanto, por muitos anos e até hoje esta especiaria ficou denominda de Pimenta Jamaica. Porém a Pimenta Jamaica na realidade não pertence nem a Familia das Piperaceas nem mesmo a Familia das Capsicum.

 

(Para entender a diferenças entre Família, Espécie e Variedades de Pimentas leia o artigo neste site: Entendendo o Mundo das Pimentas)

 

O sabor da Pimenta Jamaica é como se fosse uma mistura (“blend”) entre o cravo, canela e noz-moscada, e, esta combinação resulta numa leve picancia.

Ela tem sido tratada de Pimenta não somente na língua portuguesa, mas também vários idiomas – na França, por exemplo, é conhecida como POIVRE AROMATIQUE ou PIMENT JAMAIQUE. Para os espanhóis é PIMIENTA DE JAMAICA, e, no ingles, ALLSPICE.

Não devemos distratar esta especiaria e descarta-la, afinal muito pratos da culinária Gourmet utilizam a Pimenta Jamaica, porém é um crime denomina-la como PIMENTA.

 

Marcos Tambelini

COMPARTILHE

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*