Pimenta Biquinho em Conserva

Conserva de Pimenta Biquinho

O chef de cozinha Carlos Pitta ensina como preparar uma conserva de pimenta biquinho. A receita pode ser consumida como tira-gosto.

As conservas de legumes e hortaliças são ótimas opções para quem não quer perder alimentos guardados há mais tempo na geladeira. Assim, outros ingredientes também podem ser usados. São eles pepino, couve-flor, cebolinha, brócolis, repolho-chucrute, cenoura, beterraba, cenoura, azeitonas, alcaparras, avos de codorna, pimenta de cheiro, cogumelos, vagem, pimentão, abobrinha, berinjela, e tomate.

O chef dá dicas para o preparo da conserva. É importante usar azeite e vinagre de qualidade; aferventar os ingredientes em água com sal; esterilizar o vidro de armazenamento; e deixar os ingredientes completamente imersos no líquido da conserva. Acrescentar ervas e cachaça é opcional.

O alimento pode ser consumido após quatro dias do preparo.

Veja o passo a passo para preparar a conserva de pimenta biquinho:

  • Ingredientes

  • 200 ml de vinagre de vinho branco
  • 200 ml de cachaça 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 e ½ xícara de pimentas selecionadas, bem lavadas e sem os cabos

  • Modo de Fazer

  1. Faça uma calda com vinagre, cachaça, sal e o açúcar, deixando ferver por dois minutos.
  2. Coloque-as as pimentas na água fervente e deixe-as ferver por cerca de 20 segundos.
  3. Retire-as da água e, imediatamente, transfira para um recipiente com água gelada. Em seguida, acomode as pimentas em um vidro esterilizado e coloque a calda quente por cima. Se quiser acrescente à conserva dentes de alho ou cebola, orégano, alecrim ou outro condimento de preferência (exemplo:  dentes de alho).
  4. Feche bem o vidro e leve-o ao fogo com a boca virada para baixo. Use panela com água e um pano de prato em baixo para não quebrar durante a fervura.
  5. Deixe ferver de 15 a 20 minutos. Retire da água e somente depois de frio (para que o vidro não estoure) guarde na geladeira.

Fonte: http://g1.globo.com/

COMPARTILHE

Um comentário

  1. adoro pimentas de qualquer jeito , esse tipo de molho nunca fiz , c/ sert. é uma delícia , de acordo c/ a receita do vídeo . vou fazer na melhor hora.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*