Pate de Pimenta pra criança comer

pate de pimenta

Esta receita consegui ha uns 7 anos atrás com um italiano da região da calabria.

ERA um segredo de família que tenho prazer de compartilhar neste BLOG

É um pate fantástico, muito suave na Picância e ideal pra introduzir as crianças o mundo Ardido da Pimentas

Aproveite um tempo vago e delicie-se preparando este NECTAR

 

  • Ingredientes

  • 25 pimentas dedo de moça ( sem sementes ) se preferir mais ardido aumente para 40 pimentas
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas médias
  • 2 latinhas pequenas de massa de tomate
  • sal a gosto
  • 3 1/3 de uma garrafa de vinagre de maçã
  • 2 colheres de açucar
  • 3 folhas de louro
  • 1 pedaço de gengibre
  • 4 tomates sem sementes ( maduros )
  • Azeite Extra Virgem

 

 

  • Modo de Fazer

  1. Pegue todos os ingredientes, menos o Azeite e coloque dentro de uma panela, de preferencia alta, leve ao fogo baixo e sempre mexendo com uma colher de Bambú ou Madeira ( sempre mexendo mesmo ).
  2. Isso deve demorar um bocado, pois terá que esperar apurar bastante, até o vinagre evaporar-se e então você terá uma imagem como se fosse um vulcão prestes a entrar em erupção, ou seja formarão bolhas, continue mexendo.
  3. Quando estiver bem grosso o caldo, desligue e deixe esfriar, e não se esqueça de tirar o gengibre, pois ele não será batido, portanto quando colocar  gengibre não corte ele não.
  4. Pronto, o mais chato já foi feito…. Então, pegue o liquidificador e vá batendo por partes para não forçar o liquidificador, e vá separando em uma jarra.
  5. Depois de tudo batido, você deverá bater novamente, adicionando o Azeite para dar o ponto desejado e finalizar com o gostinho de Olivas.
  6. Guardar em potes esterilizados, e distribua aos amigos.

 

 

Marcos Tambelini

COMPARTILHE

4 comments

  1. Poxa Marcão, isso deve ficar maravilhoso, irei fazer com certeza!! Bom dia.

  2. Vou experimentar com certeza … deve ficar uma delícia pois os ingredientes são deliciosos por si mesmos e misturados então ..

  3. Segue uma receita para que possa divulgar, receita da jornalista e gastrônoma Patrícia Crespo de Minas Gerais.

    RECEITA

    Pimenta dedo-de-moça recheada

    Ingredientes:

    200g de pimenta dedo-de-moça fresca, água o suficiente para aferventar, recheio de sua preferência (utilizei um refogado de linguiça de porco), 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de água com gás gelada, sal a gosto, 200g de salgadinho de milho moído, óleo o suficiente para fritar

    Modo de fazer:

    Pegue a pimenta dedo-de-moça e com auxílio de uma faca pequena faça um corte no meio de cada pimenta, no sentido do comprimento, somente de um dos lados, sem desgrudar o cabo. Retire as sementes com cuidado para não danificar as pimentas. Use luvas enquanto estiver manuseando as pimentas, pois o ardor delas pode ficar por um bom tempo nas mãos. Coloque uma panela com água para ferver. Assim que ferver, jogue as pimentas, espere ferver novamente e marque 1 minuto. Retire as pimentas da água quente e jogue-as na água gelada para dar o choque térmico. Repita esse procedimento (ferver e gelar) mais cinco vezes.(Isso é para tirar um pouco da picância das pimentas.) Recheie as pimentas com o recheio de sua preferência (carne, linguiça). Tome bastante cuidado para que elas não estourem. Numa tigela, misture a farinha de trigo com 1 xícara (chá) de água com gás gelada e sal a gosto. Reserve. Com as mãos (e sem luva) segure a pimenta recheada pelo cabo, mergulhe-a na mistura de farinha e água, escorra o excesso da mistura, passe no salgadinho de milho moído (200g) e depois frite em óleo quente (160 graus) por uns 3 minutos até dourar ligeiramente. Sirva como aperitivo.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*