Molho de Pimenta cada vez mais ardido, é uma tendencia?

molho de pimenta

 

Você tem observado a tendência da alimentação do brasileiro? Cada vez fica mais comum se falar de Suco Detox, Sementes de Linhaça, Goji Berry, Quinua, Amaranto, Chia, Ração Humana, etc. E o que você me diz de Molho de Pimenta cada vez mais ardido na prateleira dos mercados? Será essa uma tendência?

Faça um molho mais ardido por favor

Imagine que no início dos anos 2000, a pimenta mais ardida que começou a popularizar com a publicação no Livro dos Recordes foi a Pimenta Habanero. Com certeza era uma pimenta 20 vezes mais ardida que a Dedo de Moça ou ainda 10 vezes mais ardida que a nossa Pimenta Malagueta, mas hoje ela passou a ser comum e parece que não arde tanto assim.

A média de uma Pimenta Habanero é de 250.000 Scovile. É muito ardido?

– Sim é muito ardido, porém se compararmos ela com a Carolina Reaper que segundo o Livro dos recordes detém o posto de pimenta mais ardida do mundo ela tem 10 vezes menos ardido, e, com certeza isso é uma enorme diferença. Pensando desta forma,  o molho de pimenta Tabasco passou a ser apenas um molho avinagrado forte

Afinal, fazer um molho cada vez mais ardido é uma Tendencia, ou não?

O Padrão no decorrer do tempo

O homem descobriu a pimenta cerca de 12 mil anos atrás (embora tenha levado um tempo enorme para poder transforma-lo em molho e engarrafa-lo).

Com certeza o primeiro que descobriu este ardido não gostou muito não. A picância da pimenta não é um sabor e sim um ardor. É a Capsaicina que dá este ardor, dor e sensação de queimadura, e, o homem acostumado com o ardor foi empurrado a superar seus limites cada vez mais.

Sendo assim, fica difícil para quem já está acostumado a suportar um nível de ardor voltar atrás e querer um molho ou uma pimenta menos ardida. A realidade é que para testar seus limites, o homem quer uma pimenta cada vez mais ardida.

É claro que houve uma evolução enorme nos últimos 15 anos no mercado de pimentas e molhos. Ainda não é possível afirmar que esta demanda por pimentas e molhos cada vez mais ardidos é realmente uma tendência ou apenas um modismo.

Qual o limite de ardido das Pimentas?

Não é nada fácil aumentar o ardido das pimentas. Isso leva muito tempo de estudos e comprovação cientifica. Mas com certeza teremos em breve uma pimenta mais ardida que a Carolina Reaper com seus 2,2 Milhoes de Scoville, pois como disse, a tendência ou modismo do momento leva a isso. Apenas lembro que o limite será os 16 Milhões de Scoville que é o teor de Capsaicina Pura.

Sendo assim, temos ainda um bom caminho pela frente, pois para atingir esses vários de milhares de Scoville, não seja preciso necessariamente vários milhares de anos de desenvolvimento. Isto pode acontecer em breve, ou não. Não há pressa.

Independente da tendência ou modismo, a natureza humana quer provar seus limites

 

Marcos Tambelini

COMPARTILHE

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*