#Lugar04 – PIMENTA TABASCO

pimenta tabasco

PIMENTA TABASCO

Espécie: Capsicum Frutescens

Ardência: 20.000 Scoville

Origem: México 

Há muito tempo que conhecemos o nome TABASCO como sendo o nome de um molho de Pimenta. Mas, antes de se tornar um molho com esta marca registrada pela Companhia McIlhenny sediada em Louisiana, Estados Unidos, a Tabasco é uma variedade de Pimenta da Especie Capsicum Frutescens.

Existe um grande mistério em torno da PIMENTA TABASCO, umas oficiais, outras extraoficiais que são pura especulações

Uma das especulações é que a PIMENTA TABASCO é nativa do estado de Tabasco que fica na região Sudeste do México. Após ser descoberta, a pimenta foi trazida para o estado de Louisiana nos EUA para iniciar-se uma plantação extensiva visando a fabricação do tão famoso Molho de PIMENTA TABASCO.

A história a seguir parece mais provável que tenha ocorrido, e, perceba que é bem parecida com a anterior.

Um botânico amador de Louisiana reuniu algumas sementes de uma pimenta que ele encontrou durante uma viagem ao México. Ele cultivou algumas das pimentas em seu jardim e, em seguida, deu alguns frutos a seu amigo Edmund McIlhenny. O Sr. McIlhenny, plantou as sementes em sua propriedade na ilha de Avery. De acordo com a história oficial, ele criou a receita para o molho quente em 1868 e foi patenteado em 1870, que ele chamou de Molho de PIMENTA TABASCO.

Somente em 1888 já depois de Patenteado o nome do Molho de PIMENTA TABASCO, foi que um botânico classificou pela primeira vez a variedade TABASCO como sendo uma espécie Capsicum Frutescens e manteve na Pimenta o nome batizado pelo Sr. McIlhenny que significa “lugar onde o solo é úmido”

Curiosamente, a PIMENTA TABASCO não é cultivada comercialmente no estado da Louisiana. Eles foram praticamente erradicadas por uma doença em meados do século XX. Embora ainda exista uma plantação nas Ilhas Avery onde foi originalmente plantada, ela é somente utilizada para fazer-se experimentos. Comercialmente a PIMENTA TABASCO é cultivada na América Central e aqui no Estado do Ceará onde tem-se uma plantação de 300 Alqueires.

A conclusão é que o nome do molho Tabasco que deu o nome a PIMENTA TABASCO.

PIMENTA TABASCO que ocupa o quarto lugar na lista das 12 Pimentas para comer antes de morrer

SEMENTES – CLIQUE AQUI

Marcos Tambelini

COMPARTILHE

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*