10 Curiosidades sobre as PIMENTAS

diversas

01. Assim como o chocolate, a batata o milho e o tomate, a pimenta vermelha é originária da América. Os europeus (e o resto da humanidade!) só a conheceram depois de Colombo. Portanto, não vá dizer que o Imperador romano Júlio César gostava de uma pimentinha no rango por que não é verdade.

02. A pimenta é o tempero mais utilizado no mundo depois do sal. Cerca de ¼ da população mundial consome pimenta regularmente. Os registros mais antigos de cultivo de pimenta datam de 7.00 a.C. no México.

03. Foram os europeus, através da rotas das Grandes Navegações, que difundiram a pimenta pelo mundo

04. Os chineses do século XVI (época da dinastia Ching) usavam chá de pimenta em cirurgias de remoção do órgokão genital masculino. Após fazer um torniquete para adormecer o local e reduzir a hemorragia, os cirurgiões davam uma xícara de ópio para o futuro eunuco e, em seguida, banhavam a genitália com o chá de pimenta. O formigamento e a ardência ajudavam a diminuir a dor durante a extração do órgão.

05. A pimenta é extremamente nutritiva. Contém vitamina A, B e C, além de grande quantidade de magnésio, potássio, ferro e aminoácidos. É um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um excelente antioxidante. Ela contém seis vezes mais vitamina C do que uma laranja.

06. A pimenta ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra gripes e resfriados e é um excelente auxiliar na cicatrização de feridas abertas.

07. Afinal, pimenta faz mal para o estômago? Tudo indica que não. Comer pimenta durante as refeições não vai levar nenhuma pessoa com gastrite para o hospital. Mas o molho certamente vai! Isso por que o molho de pimenta contém ácido acético, o nosso conhecido vinagre. Como todos sabem, o vinagre é uma substância corrosiva, não recomendada para quem tem problema de estômago.

08.E por que as pimentas ardem? Por causa de uma substância alcaloide chamada capsaícina, que estimula as células nervosas da boca, provocando a incômoda sensação de ardor. Pouca gente sabe, mas existe uma unidade de medida do ardor da pimenta. Chamada de Unidade de Calor Scoville (SHU), ela identifica as pimentas mais ardidas que existem no mundo.

09.Como eliminar o ardor da pimenta? Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que ele não irá desaparecer num passe de mágica e que água não vai ajudar muito. As substâncias ideais para afastar o ardor seriam a gordura (como a do leite integral) ou até mesmo o Azeite

10.Os maiores consumidores de pimenta do mundo são os TAILANDESES e os COREANOS.

 

Marcos Tambelini

COMPARTILHE

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*