Como plantar pimentas em VASOS dentro de casa

No Brasil, são cultivadas pimentas ardidas como a famosa pimenta malagueta, a cumari-do-pará e a dedo-de-moça, mas se produz também as menos picantes, a exemplo da pimenta-de-cheiro, a cambuci ou chapéu-de-frade e a biquinho. E todas essas variedades podem ser plantadas em casa, em jardins ou vasos, desde que sejam seguidas recomendações básicas de plantio e cuidados, por exemplo, com a rega e poda.

Faça sua muda diretamente em vasos de 28 a 30 cm de diâmetro. Para isso, é preciso preenchê-los com terra vegetal e em seguida, semear duas a três sementes em cada vaso, a uma profundidade de um centímetro. Nesse caso, quando as mudas apresentarem de duas a quatro folhas definitivas, corte com uma tesoura as mudas menos vigorosas, com o cuidado de deixar uma muda por vaso.

Em relação ao tipo de solo, o mais adequado é de textura média, que não seja muito argiloso nem muito arenoso. Para o plantio em vasos, providencie aqueles com furos no fundo da peça para a água da rega não acumule e acabe apodrecendo as raízes.

Zelo com a pimenteira

  • Rega: sempre que a superfície da terra estiver seca, é hora de regar, sendo que os melhores horários são no início da manhã e no final da tarde, em quantidade suficiente para que se inicie um gotejamento na parte inferior do vaso. 
  • Poda: o ideal é aparar os ramos da pimenteira após a frutificação e colheita para estimulá-la a brotar e produzir novamente. Caso queira reduzir o desenvolvimento exagerado das plantas, elimine as brotações laterais da planta, abaixo da primeira bifurcação. 
  •  Amparo à pimenteira: Em plantas com grande carga de frutos é importante amarrar a pimenteira a uma estaca de bambu fina fincada no solo, a fim de conduzir o crescimento vertical da planta. 

Com esses simples cuidados, você terá em casa pimentas sadias e prontas para serem consumidas enquanto a planta estiver em período de produção (frutificação). Logo após esse tempo, a planta produzirá novas flores e em consequência mais frutos, mas também vai envelhecer e reduzir sua produção.

COMPARTILHE

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*